Bicas e Cimbalinos: O Impacto da Publicidade e do Marketing na Cultura

A publicidade ora é vista como um dos males do mundo moderno, ora como completamente ineficaz na tarefa de moldar as nossas opiniões e comportamentos. Normalmente, estas duas visões contraditórias pertencem à mesma pessoa. A incongruência, embora pareça aparente, é inexistente uma vez que a primeira diz respeito ao efeito que a publicidade tem sobre os outros, e a segunda sobre a falta desse mesmo efeito sobre essa pessoa. Mas para quem (ainda) duvida da capacidade da publicidade e das marcas em influenciarem a sociedade, nada melhor do que dois bons exemplos portugueses para o demonstrar.

Como todos sabemos é diferente pedir um café expresso em Lisboa ou no Porto: no primeiro caso pede-se uma bica, no segundo um cimbalino (cada vez menos, infelizmente). Duas formas distintas de nomear o mesmo produto, em duas cidades do mesmo país – mesmo tendo em conta as diferenças culturais entre as mesmas – e ambas se devem à publicidade e marketing. Para quem desconhece, bica é o acrónimo de Beba Isto Com Açúcar (há quem diga que é Beber Isto Com Açúcar, o efeito é o mesmo), slogan utilizado pelo café “A Brasileira” utilizado para persuadir os clientes a experimentarem um produto amargo. Já cimbalino é uma derivação do nome da marca italiana de máquinas de café expresso La Cimbali, ainda hoje muito populares.

Um outro exemplo é o dos recipientes de plástico utilizados para preparar e armazenar alimentos, ou na definição mais comum os tupperware (ou tamparués, que é mais comum). Da mesma forma, e embora hoje em dia ser menos comum, há cerca de 10 anos era normal – pelo menos no Porto – uma água com gás ser umas “pedras”, que não raras vezes eram Carvalhelhos. E também é sabido que os homens usam gilettes.

Quer o queiramos admitir ou não, a publicidade e o marketing influenciam a forma como falamos, nos comportamos e pensamos. A maioria das vezes esse impacto não é tão visível como os casos aqui apresentados, mas está lá.

Imagem: expresso, by dsevilla

Advertisements

One thought on “Bicas e Cimbalinos: O Impacto da Publicidade e do Marketing na Cultura

  1. Pingback: fotocycle [134] Douro café Bike | na bicicleta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s