O Impacto dos Seios nas Boleias e na Publicidade

Já aqui abordei por várias vezes o impacto do sexo, ou de questões sexuais, na publicidade mas nunca há evidências a mais sobre o facto, mesmo quando venham de estudos que não têm nada a ver directamente com publicidade. Como é o caso do estudo que relato hoje.

Um estudo, realizado em França, teve como objectivo perceber qual o impacto do tamanho dos seios de uma mulher na probabilidade de apanhar uma boleia. Para isso, foi criado um estudo experimental no terreno muito simples, mas bastante engenhoso: uma das investigadoras foi, literalmente, apanhar boleia usando um soutian que permitia alterar o tamanho dos seios da investigadora. Com isto foram criadas 3 condições experimentais de acordo com o tamanho da copa apresentada pela investigadora: A, B ou C. Dois outros investigadores estrategicamente posicionados registavam o número de carros que passavam, o sexo do condutor e o número de condutores que paravam para dar boleia.

Os resultados demonstraram que um aumento no tamanho da copa resultava num aumento da percentagem de condutores dispostos a dar boleia à investigadora… mas apenas para condutores do sexo masculino (nada de novo aqui portanto). Enquanto que a percentagem de condutoras dispostas a oferecer boleia manteve-se relativamente constante nas 3 condições, foi-se notando um aumento gradual no número de condutores masculinos que estavam dispostos a dar boleia com cada aumento de copa. Enquanto que cerca de 15% dos condutores ofereceu boleia à investigadora quando esta exibia uma copa A, esse número subiu para 18% com o aumento para copa B. Mas um aumento de copa resultou num aumento ainda superior na percentagem de condutores dispostos a dar boleia à investigadora: 24% dos condutores masculinos parou na condição copa C!

O resultado prático a retirar deste estudo é óbvio: quanto maior forem os seios de uma mulher, maiores são as probabilidades de conseguir boleia. E quanto aplicações a nível de marketing e publicidade? Como se pode ver pelos resultados, o comportamento dos homens face a mulheres é influenciado pelo tamanho dos seios destas. Sabendo que os homens se tornam mais predispostos a exibir comportamentos pro-sociais para com mulheres com seios maiores, não é de todo descabido assumir que se sentirão mais persuadidos e predispostos a comprar produtos promovidos por mulheres com bustos mais “generosos”.

h4>Imagem: Maria Goloubenko IIX, by ariannameli

Anúncios

7 thoughts on “O Impacto dos Seios nas Boleias e na Publicidade

    1. Bruno Ribeiro Post author

      Já. Uma investigação bastante interessante e com resultados de grande aplicabilidade, apesar de eu duvidar que a maioria das pessoas inicie um primeiro encontro com uma pergunta como “tens alguma doença sexualmente transmissível?” por muito que a investigação demonstre ser o melhor caminho para uma conversa satisfatória. O novo ponto de equilíbrio que o Ariely parece propor não é fácil de atingir, até porque os tópicos propostos são altamente sensíveis e a “tolerância” de cada pessoa aos mesmos varia.

      Agora, onde eu acho que esta poderia ser uma descoberta a ter em conta e a explorar é no recrutamento de pessoal. A maioria das questões numa entrevista de emprego segue um guião pré-definido daquilo que é esperado e aceitável de tal forma que se torna quase evidente aquilo que é suposto um candidato responder. Sair fora deste guião poderia permitir obter informação mais relevante sobre um possível candidato, para além de servir como um teste imediato à capacidade de resposta ao inesperado numa situação de pressão.

      Responder
    1. Bruno Ribeiro Post author

      Olá Rui,

      desculpa só te responder hoje, mas tenho estado longe da web nas últimas 2 semanas. O estudo foi realizado por um investigador francês chamado Nicolas Guéguen e o artigo em que foi publicado intitula-se “Bust size and Hitchhinking: A field study” e foi publicado na revista Perceptual and Motor Skills em 2007.

      Responder
  1. Pingback: O tamanho dos seios e a eficácia da publicidade | Economia e Finanças

  2. Pingback: Seios: A Parte do Corpo das Mulheres para Onde os Homens Mais Olham | Dissonância Cognitiva

  3. Pingback: Mulheres Atraentes Tornam Homens Menos Inteligentes | Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s