Validação Social Activa o Centro de Recompensas do Cérebro

Os seres humanos são animais gregários. Vivemos em comunidade e temos necessidade de nos sentirmos aceites e de pertencermos aos grupos sociais que formamos. É esta necessidade de pertença que torna a validação social um instrumento de persuasão muito forte: mudamos as nossas atitudes e comportamentos para nos adequarmos ao grupo e para nos sentirmos parte dele. O efeito persuasivo da validação social já foi demonstrado por vários estudos de psicologia e existem agora resultados neurocientíficos que demonstram o efeito que o consenso dos outros tem no nosso cérebro.

Um estudo realizado por investigadores da University College London e da Universidade Aarhaus (Dinamarca), decidiu verificar o que acontece no cérebro quando as pessoas concordam com nossa opinião. Os sujeitos da experiência foram convidados a ouvir duas músicas enquanto seu cérebro era monitorizado via ressonância magnética funcional: uma das músicas foi previamente escolhida e avaliada pelos participantes, enquanto a outra música era desconhecida dos sujeitos. Depois de afirmar e explicar a sua preferência entre as duas músicas apresentadas, os participantes foram confrontados com as opiniões de dois supostos especialistas sobre as duas canções.

Os resultados demonstraram que quando a opinião dos “especialistas” coincidia com a dos sujeitos, aumentava a actividade cerebral na área associada a sentimentos de recompensa – o ventral striatum – sendo o aumento da actividade maior à medida que as opiniões dos sujeitos coincidiam com as dos especialistas.

Ainda mais interessante, os pesquisadores descobriram que os sujeitos que apresentaram maior actividade cerebral quando a opinião dos “especialistas” coincidia com a sua, eram também mais propensos a mudar a sua classificação das músicas de forma a coincidirem com as dos peritos. O sentimento de ser aceite e de partilhar opiniões com outras pessoas faz-nos sentir recompensados. Este mecanismo explica por que somos tão propensos a mudar nossas atitudes a fim de cumprir com o grupo.

Imagem: IMG_9549.CR2, by stephenhampshire

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s