Estudo TNS: O Perfil dos Utilizadores de Internet em Portugal

A empresa TNS realizou um estudo global para tentar perceber o que é a “vida digital”. O estudo, realizado em 46 países e com perto de 50.000 pessoas entrevistadas é, de acordo com a empresa, o maior estudo do género alguma vez realizado dentro desta temática. Parte dos resultados deste estudo pode ser consultada no site www.discoverdigitallife.com com informação relativa a cada um dos países, incluindo Portugal. Aproveitando os dados divulgados, vou apresentar aqui o perfil dos utilizadores da internet portugueses à luz deste estudo.

Parte do objectivo do estudo foi a de criar perfis de utilizadores com base nas respostas obtidas. De acordo com a TNS, existem 6 segmentos diferentes de utilizadores web (por questões práticas mantive os nomes originais dos segmentos): Influencers, Communicators, Knowledge-Seekers, Networkers, Aspirers, e Functionals. Segue abaixo a descrição que a TNS apresenta de cada um destes segmentos:

  • Influencers – encaram a internet como uma component integral da sua vida, usada em todo o lado e a todo o momento.
  • Communicators – tal como o nome indica, as pessoas que se enquadram neste perfil são comunicadores natos, tanto a online com offline. A internet surge como uma expansão da sua personalidade, e uma ferramenta que permite expressar-se de uma forma que não é possível offline.
  • Knowledge-Seekers – a pesquisa de mais conhecimento, informação e meios de elevar a sua educação são os principais motivos de utilização da internet.
  • Networkers – vêem a internet como uma ferramenta essencial para o estabelecimento e manutenção de relações.
  • Aspirers – procuram criar um espaço pessoal online onde se possam exprimir. Estão ainda em fase exploratória das ferramentas online.
  • Functionals – encaram a internet como uma ferramenta de trabalho (sobretudo via e-mail) e para obter informação noticiosa.

Apesar da ordem aparente, estes segmentos não representam uma escala progressiva. A TNS coloca-os num gráfico de coordenadas em que o eixo vertical representa o nível de consumo de internet e o gráfico horizontal o nível de envolvimento. Como se pode ver pelo gráfico os Influencers apresentam um maior envolvimento de todos os segmentos, mas apresentam um menor consumo do que os Networkers.

O estudo traz alguns dados bem interessantes para o panorama nacional. De acordo com os dados recolhidos sobre Portugal 48% da população portuguesa tem ligação web. Em média, os portugueses dedicam 13 horas semanais à internet (ver gráfico para distinções entre faixas etárias), e têm em média 196 “amigos” nas redes sociais (ver gráfico), o que nos coloca entre os mais “sociais” dos 46 países estudados.

De acordo com os dados, Portugal é sobretudo um país de Knowledge-Seekers, de utilizadores que encaram a internet como uma fonte de informação permanente e que contribui para a actualização do seu conhecimento. Os segmentos Networkers (note-se o número médio de “amigos”) e Functionals têm também uma expressão relevante; enquanto que a percentagem de Influencers e de Communicators são relevantes, mas inferiores. Pouco expressivo é o número de Aspirers, o que pode demonstrar – tendo em conta a definição avançada pela TNS para este segmento – que os portugueses já se encontram relativamente bem familiarizados com a internet.

A principal actividade dos portugueses online via computador é, sem grandes surpresas, o uso do e-mail. A recolha de informação noticiosa surgem em segundo lugar, seguida da utilização de redes sociais e da visualização de sites que os ajudam a atingir os seus objectivos pessoais (sendo que os blogs são aqui enquadrados). Com ligeiras alterações, o panorama é similar quando o acesso é feito via telemóvel com a excepção do aumento da importância das actividades de organização. Não surpreendente é o facto da actividade menos realizada pelos portugueses online são as compras. Mais interessante é o facto de o número de pessoas que afirmam fazer compras online via computador (8%) não ser muito diferente daqueles que o fazem usando o telemóvel (6%).

Existe uma alteração na ordem de importância das actividades quando o que se questiona é qual é a actividade online mais importante para os utilizadores portugueses. Se o uso do e-mail é claro líder (65%), o uso de redes sociais surge no segundo posto (15%), enquanto que os serviços noticiosos praticamente se tornam irrelevantes (2%). Sem surpresas uma vez mais, efectuar compras online não é definitivamente algo de importante para os portugueses.

Tal como com qualquer estudo, os dados deste devem ser encarados com algum cuidado, sobretudo porque tanto os segmentos com as classificações das actividades são avançadas pela TNS de acordo com os seus critérios. Em todo o caso, existem aqui dados bem interessantes que parecem indicar alguma maturidade no uso da internet por parte dos portugueses, embora não o suficiente para que efectuar compras online seja uma actividade disseminada. Problemas de confiança?

A importância das redes sociais para os utilizadores de internet portugueses é clara. Embora o uso de e-mail surja como a principal actividade, não tenho grandes dúvidas de que as redes sociais são o que ocupa mais tempo das 13 horas que os portugueses dedicam à internet por semana.

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5 thoughts on “Estudo TNS: O Perfil dos Utilizadores de Internet em Portugal

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