Guerra de Lingerie na TV e na Web

As marcas de lingerie Victoria’s Secret e La Senza lançaram os seus vídeos promocionais para a época natalícia recentemente; dois anúncios que têm dado muito que falar pelo que resolvi avaliar o desempenho dos mesmos online.

Começando precisamente pela Victoria’s Secret que recorreu ao realizador Michael Bay para criar o seu anúncio de Natal sob o lema “One Gift, a Thousand Fantasies”. Uma ligação que não é nova e que se estende para além dos anúncios já que Bay escolheu uma das VS Angels, mais precisamente Rosie Huntington-Whiteley, para substituir Megan Fox no terceiro filme da saga Transformers. O anúncio está dentro da linha habitual da marca com vários modelos a passearem os seus produtos com um ritmo que é facilmente enquadrado no estilo de Michael Bay:

Até ao momento (noite de quarta-feira dia 8 de Dezembro) o vídeo oficial foi visto no Youtube por 373.761 vezes desde 30 de Novembro, o que dá uma média de 41.529 visualizações por dia. Em termos de resposta, não existe ainda qualquer comentário, sendo que 904 utilizadores indicaram gostar do vídeo, enquanto 39 indicaram que não gostaram o que dá 96% de feedback positivo.

A La Senza apostou num estilo diferente para se promover neste Natal: criou um coro natalício com 7 modelos, cada uma das quais representando um tamanho de copa diferente de A a G. Desde logo, destaque-se o facto da marca apontar a uma maior franja de clientes.

Até ao momento o anúncio foi visto 1.080.300 desde o dia 2 de Dezembro (154.328 visualizações por dia), foi comentado 456 vezes, foi avaliado positivamente por 1.755 utilizadores e negativamente por 102, o que resulta em 95% de feedback positivo. O anúncio faz parte de uma campanha mais alargada que inclui o site Cup Size Choir onde, para além de assistir ao anúncio, os utilizadores podem compor a sua própria melodia com a ajuda das modelos.

Os números não deixam dúvidas de que, até ao momento, a campanha da La Senza está a ter maior impacto, o que não é de admirar visto tratar-se de uma campanha pensada precisamente para o meio online enquanto que o anúncio da Victoria’s Secret é mais dirigido para a televisão. Este é um facto que não deixa de ser curioso uma vez que a Victoria’s Secret é uma das marcas que melhor utiliza a web social para se promover. Só no Facebook a marca tem 10.488.659 seguidores que a tornam uma das marcas com maior audiência na plataforma. Por comparação, a La Senza tem 301.864 na sua página internacional, e 10.498 na página da marca no Reino Unido de onde é originária a campanha em análise.

Não se tratando a La Senza de uma marca pequena, longe disso, não há dúvidas que se trata de uma marca mais pequena e com menos impacto mediático do que a Victoria’s Secret. No entanto, nesta “batalha” sai vencedora porque deu ao público algo diferente, cómico e interactivo. Tendo em conta que a produção não está ao alcance da grande maioria das marcas, é importante realçar que o que realmente contribui para o sucesso da campanha não foi a qualidade do vídeo ou o nome das modelos e realizador, mas sim a ideia que a originou.

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