Balanço de 2010 na Web Social

O final do ano aproxima-se e, como é habitual, os balanços anuais já foram sendo lançados com as principais plataformas a criarem as suas compilações do “melhor/maior de 2010”. Desde o Google Zeitgeist até às Twitter 2010 Trends, há muito para explorar e perceber o que captou a atenção do público durante este ano.

Google Zeitgeist

O Zeitgeist da Google é sempre um dos destaques do final de ano, e a empresa tem-se esforçado por oferecer uma experiência mais alargada e mais personalizada. A versão de 2010 permite comparar a evolução dos principais termos de pesquisa a nível global, bem como conhecer as tendências em diversas regiões e de acordo com várias categorias. Os 5 principais tópicos de pesquisa em 2010 foram o Campeonato do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos de Inverno, o terramoto que abalou o Haiti, o derrame de petróleo no Golfo do México e a nuvem de cinzas que “encerrou” os céus europeus; dois eventos desportivos de impacto global, e três catástrofes naturais muito localizadas geograficamente mas que capturaram a atenção de todo o Mundo até porque não deixaram de ter um alcance global. Este vídeo dá-nos uma ideia mais clara de como as pessoas pesquisaram em 2010:

Youtube Best of’10

Mantendo-nos nas propriedades Google, também o Youtube lançou o seu vídeo com uma revisão do que foi o ano de 2010 em termos de visualizações de vídeo. Também é possível consultar os vídeos mais vistos dentro das várias categorias no blog Youtube Trends.

Twitter 2010: Year in Review

Uma das coisas que se destaca nos tópicos mais falados no Twitter em 2010 é a liderança pertencer ao derrame de petróleo no Golfo do México, com o Campeonato do Mundo de 2010 em segundo lugar. No entanto, no top 10 do ano existem outros dois termos relacionados com o Campeonato do Mundo: vuvuzela em #5, e “pulpo Paulo” em #10. Para além da curiosidade deste termo ser castelhano, isto demonstra que o Campeonato do Mundo de 2010 foi o tema mais discutido no Twitter este ano. O Twitter avaliou ainda os 10 termos mais discutidos dentro de várias categorias o que permite uma análise mais cuidada dos dados. Por exemplo, ainda a respeito do Campeonato do Mundo podemos ver que Cristiano Ronaldo foi o jogador mais falado (#6 termo) seguido de Lionel Messi (#8). Esta análise permite também ver o impacto do Twitter no Brasil: dentro do tema Campeonato do Mundo, Dunga foi o #4 tema mais falado, “Cala Boca Galvao” o #7 e “Felipe Melo” o #10; enquanto que Dilma Rouseff apenas foi superada por Justin Bieber na lista das pessoas mais faladas.

Facebook Memology 2010

O Facebook também divulgou os Top Status Trends de 2010, liderados por “HMU” que significa “hit me up”. O segundo posto pertence ao Campeonato do Mundo. A este respeito importa ter em conta que o torneio da África do Sul teve um tempo de vida de cerca de 3 meses, e termina o ano como um dos temas que mais status gerou em 2010. O Facebook também parece ser um bom local para discutir tecnologia como demonstram a presença dos termpos iPad e iPhone4 em quarto lugar. O caso dos mineiros chilenos surge no oitavo lugar, com um padrão bastante interessante como pode ser visto no vídeo abaixo:

As diferenças não são muitas até porque se tratam de 4 plataformas de impacto global e apenas reflectem os temas que mais captaram a atenção da população mundial em 2010. Ainda assim, para quem usa estas ferramentas a nível profissional, um estudo mais cuidadoso destes dados revela tendências interessantes relativamente ao tipo de uso que os utilizadores dão a estas plataformas, bem como o tipo de utilizador que as utilizam.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s