Mulheres Atraentes Tornam Homens Menos Inteligentes

O meu último post foi sobre o uso da sexualidade em conteúdos publicitários, com dois exemplos muito práticos de produtos que são promovidos com conteúdo declaradamente (um mais do que outro) sexual. Quem segue este blog sabe que esse é um tema que regularmente analiso, procurando sempre apresentar casos práticos ou estudos científicos sobre o mesmo. Já aqui escrevi de como mulheres atraentes tornam os homens mais impacientes e consequentemente diminuem a qualidade das suas decisões, de como o simples toque de uma mulher ou a visualização de um estímulo erótico leva os homens a tomar decisões financeiramente mais arriscadas ou procurar obter recompensas mais imediatas e, usualmente, menos vantajosas; ou ainda de como o uso de maquilhagem por parte de uma empregada de restaurante pode levar a que receba mais gorjetas dos clientes masculinos ou como quanto maior forem os seios de uma mulher maior é a probabilidade da mesma receber boleia.

Em praticamente todos estes estudos fica evidente que são os homens aqueles mais afectados por estímulos de cariz sexual (o que não quer dizer que as mulheres não o sejam, apenas que aparentam ser menos afectadas, mas também é verdade que a maioria dos estudos se foca no público masculino). Isto acontece porque as capacidades cognitivas dos homens são prejudicadas pela presença de mulheres atraentes. Ou, como se diria em sabedoria popular, os homens ficam burros à frente de mulheres bonitas!

Um estudo levado a cabo na Universidade de Nijmegen, na Holanda, demonstrou que as capacidades cognitivas dos homens, medidas através de uma tarefa de memorização, eram afectadas pelo simples facto de terem uma breve conversa com uma mulher. Por outro lado, essas capacidades não eram afectadas quando a conversa decorria entre os sujeitos e um outro homem. A atractividade percebida (isto é, avaliada pelos sujeitos) da mulher com quem conversavam determinada o grau da influência sobre as capacidades cognitivas: quanto mais atraente fosse a mulher, pior era o desempenho dos sujeitos.

Um segundo estudo procurou perceber até que ponto esta diminuição das capacidades cognitivas originada por uma conversação com um elemento do sexo oposto, ocorria apenas nos homens ou se também se verificava nas mulheres. Os resultados demonstraram que, enquanto que a performance cognitiva dos sujeitos do sexo masculino era afectada pela interacção com um elemento do sexo oposto, o mesmo não se verificou com as mulheres. Um outro dado interessante foi o de que eram os sujeitos que reportavam uma maior intenção de causar uma boa impressão que mais eram afectados por este efeito.

De acordo com estudas na área da psicologia evolutiva, este efeito é explicado pelo facto dos homens, ao contrário das mulheres, estarem mais motivados a pesquisar oportunidades de acasalamento investindo mais recursos cognitivos tanto na procura como na concretização dessas oportunidades. O facto das capacidades dos homens serem afectadas pela interacção com elementos do sexo feminino, ajuda a perceber os resultados dos vários estudos que abordei nos posts acima mencionados. Mas também ajudam a perceber o porquê do conteúdo sexual de anúncios publicitários não aumentar a recordação desses mesmos anúncios e das marcas que os promovem.

Imagem: CES 2009 Booth Babes – PosiMotion, by iJammin

Anúncios

2 thoughts on “Mulheres Atraentes Tornam Homens Menos Inteligentes

  1. Pingback: Jornalistas Bonitas Afectam a Forma como os Homens Recordam Notícias | Dissonância Cognitiva

  2. WASHINGTON LUIS MORAIS

    Muito interessante adorei muito e concordo em tudo. acho que a beleza delas é fundamental.E no futuro dominara o Mundo.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s