Harry Potter e Psicologia Contra os Maus Resultados Escolares

Muito interessante esta iniciativa de uma escola de Amarante: usar um sistema de pontos que pune o mau desempenho e o mau comportamento, e premeia o esforço e dedicação. A ideia é a de eleger a melhor turma da escola em cada um dos ciclos através de um esquema de pontos segundo o qual boas notas resultam em pontos bónus, enquanto más notas, mau comportamento e absentismo originam a perca de pontos. Cada turma inicia o ano lectivo com 200 pontos, e a turma que chegar ao final do ano com mais pontos recebe como prémio uma viagem de dois dias a Espanha, tudo pago pela escola.

O esquema é similar ao que JK Rowling “implementou” em Hogwarts nos seus livros sobre Harry Potter. Se foi essa ou não a inspiração para o modelo implementado em Amarante não sei, nem vem muito ao caso. De acordo com relatos de professores, pais e alunos, esta competição trouxe vários benefícios durante o primeiro período. A ideia é bastante interessante do ponto de vista psicológico por dois motivos: 1) compreende que os seres humanos respondem melhor a incentivos a curto prazo do que a potenciais benefícios futuros; 2) utiliza a força do grupo para levar a que os alunos modifiquem o seu comportamento criando objectivos comuns que necessitam do esforço de todos para que o sucesso seja alcançado.

Não sei se o directora da Escola Secundária de Amarante andou a ler Harry Potter ou algum manual de psicologia aplicada, mas criou aqui um modelo que vale a pena ser estudado e experimentado em outras escolas.

One thought on “Harry Potter e Psicologia Contra os Maus Resultados Escolares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s