JustBuyThisOne: O Paradoxo da Escolha Optimizado Online

Falei aqui recentemente de como máquinas de vending japonesas estão a ser usadas para responder mais eficazmente ao fenómeno conhecido como paradoxo da escolha, que postula que quanto mais escolhas um consumidor tem à sua disposição menor é a probabilidade de efectuar uma compra e maior a probabilidade de se sentir insatisfeito com a escolha feita. Hoje deixo aqui o exemplo de um site que procura fazer o mesmo socorrendo-se às avaliações de inúmeros produtos feitos por outros consumidores.

A premissa por detrás do site justbuythisone.com é simples: dar aos consumidores uma resposta rápida sobre qual o produto que devem comprar dentro de uma categoria e de acordo com o budget disponível. A escolha dos produtos a apresentar tem por base as avaliações realizadas por outros consumidores através do sistema da Reevoo.

O layout do site e a sua lógica de funcionamento também são de uma grande simplicidade. Depois de seleccionar a categoria de produto pretendidade, o consumidor tem à sua disposição 3 produtos dessa categoria de acordo com categorias de preço e com as votações dos utilizadores reevoo. Apesar de simplificar a escolha do consumidor ao apresentar um número reduzido de produtos, o site não fecha completamente as portas a uma maior escolha, sendo possível ao consumidor consultar outros produtos dentro da mesma categoria.

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