Pottermore: O Novo Projecto de JK Rowling e uma Lição de Marketing para Estudar

A saga Harry Potter está prestes a chegar ao seu fim cinematográfico com o lançamento da segunda parte de Harry Potter & The Deathly Hallows no próximo mês. Um segundo fim de uma das sagas de maior sucesso a nível mundial (em qualquer área e não apenas na literatura) depois do lançamento em 2007 do último livro. Mas a comunidade de fãs do jovem feiticeiro tem motivos para se manter esperançado com o lançamento do novo projecto de JK Rowling misteriosamente intitulado de Pottermore. O que é ao certo, ainda ninguém sabe (embora haja quem já tenha tido acesso a partes e o classifique como fantástico). Especula-se que poderá ser a tão aguardada enciclopédia do universo de Harry Potter que Rowling prometeu aquando do final da saga.

Para saber do que se trata o projecto Pottermore, os fãs terão de esperar mais 6 dias. Pelo menos é o que está indicado na página do Youtube dedicada ao anúncio que Rowling fará acerca do projecto. A página personalizada está repleta de corujas, os animais responsáveis pela distribuição de correio e jornais entre feiticeiros. Mas se o mistério em torno do projecto vai alimentando as discussões (e eu sou um dos curiosos), quero aqui centrar-me na forma como o mesmo foi revelado e na lição de marketing que Rowling e a sua equipa deram sobre como activar os evangelistas de uma marca.

Página do Youtube onde JK Rowling explicará o que é o projecto Pottermore

Em vez de um grande anúncio, com festa de lançamento, press releases e pseudo-VIPs a marcarem presença num evento com pouco interesse, o lançamento de Pottermore centrou-se nos mais acérrimos fãs da série, aqueles que têm mantido a saga viva através dos seus blogs e comunidades online. Como já havia feito em outras ocasiões – fornecendo informação em primeira mão e entrevistas exclusivas – Rowling voltou a oferecer a estes fãs um papel central na promoção do seu produto.

Na passada quarta-feira foram lançadas entradas similares em 9 (!) blogs ou comunidades online dedicadas a Harry Potter indicando que acedendo ao site secretstreetview.com e entrando um conjunto de coordenadas fornecidas em cada blog ou comunidade – cada uma com um coordenada diferente – os fãs de Harry Potter teriam acesso a informação sobre o novo projecto de JK Rowling. Em cada uma das entradas eram também indicada quais os restantes sites que conteriam mais pistas. Importante também apontar que Rowling não limitou esta charada ao universo anglo-saxónico já que foram envolvidos sites italianos, alemães e brasileiros. Uma representação do quão global é este fenómeno.

As coordenadas são de locais de relevância para a saga Harry Potter, seja porque representam locais onde a acção ocorre ou por serem locais com simbolismo específico, como a estação de Manchester onda a história começou a ser escrita. Em cada localização surgia uma letra que permitiria aos fãs construir a palavra secreta. A localização da 10ª letra, o ‘M’, foi revelada através da conta oficial do twitter do projecto @pottermore.

A estação de Manchester onde a história terá sido iniciada por Rowling

Através dessa conta foi também possível chegar ao site http://www.pottermore.com onde os visitantes são brindados com a mensagem ‘Pottermore Coming Soon’ acompanha da assinatura de JK Rowling. Já ontem a conta de Twitter indicava que as corujas estavam prontas para entregar notícias excitantes remetendo para o link do Youtube já mencionado.

Rowling escolheu os seus fãs não só como alvo principal das suas mensagens, mas também como seus mensageiros. Tornou a pesquisa interactiva com jogos  – não sendo a primeira vez que o faz. E manteve o secretismo do projecto que leva a que seja um dos principais tópicos de discussão online. Uma lição de relacionamento com os fãs, de activação de evangelistas e de criação de campanha viral que deve ser estudada por qualquer marketer que pretenda ter sucesso nas suas campanhas.

Entretanto, enquanto o mistério em torno do projecto Pottermore não é desvendando, o novo trailer de Harry Potter & the Deathly Hallows Part II já foi lançado:

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