Google +: A evolução natural das redes sociais online?

Nos últimos dias não se tem falado de outra coisa online que não o Google + e o impacto que este novo projecto terá sobre o panorama actual das redes sociais, dominado pelo Facebook. Do pouco que ainda tive oportunidade de experimentar, parece-me que há motivos para Mark Zuckerberg e a sua equipa ficarem apreensivos. Tanto pelas funcionalidades já integradas no Google +, como pelas potencialidades apresentadas por esta ferramenta em termos de integração com os vários serviços Google existentes. O Google não está apenas a lançar uma rede social, está a lançar toda uma nova dimensão de gerir a nossa persona online, muito mais próxima da vida real do que aquilo que o Facebook e os seus actuais concorrentes fazem.

Claro que o Facebook leva um avanço enorme em relação ao Google e tem uma ‘personalidade’ muito mais social do que a empresa de Moutain View. Tem também a seu favor algo que nenhum dos rivais que foi vencendo teve: uma base actual de utilizadores gigantesca que tem grande parte da sua vida digital investida na plataforma. Também é verdade que as primeiras tentativas sociais da Google não foram bem sucedidas.

Mas parece que a Google aprendeu com os erros do Buzz e do Wave. E pode bem ser que estes dois projectos não foram mais do que tubos de ensaio para a geminação do Google +. E se há empresa que pode competir com o Facebook em termos de utilizadores é precisamente a Google. Para mim, a principal vantagem do Google + em relação ao Facebook é o facto de ser mais integrado na restante web.

Há cerca de 1 ano publiquei aqui uma presentação intitulada ‘The Real Life Social Network’ da autoria de Paul Adams que trabalha para a o Google onde é possível identificar alguns dos princípios que estiveram na origem de algumas das funcionalidades do Google +. Fica aqui mais uma vez essa apresentação:

Anúncios

One thought on “Google +: A evolução natural das redes sociais online?

  1. Pingback: Google + « The Cycling Monkey

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s