Google+: À conquista do Mundo uma conta de Gmail de cada vez

O Google+ tem sido um sucesso tremendo em termos de adesão – o que é diferente de ser ou vir a ser um sucesso em termos de utilização. Em 3 semanas o número de utilizadores chegou aos 20 milhões, algo que Facebook e Twitter demoraram mais de 1.000 dias a conseguir:

Ainda assim, estamos a falar de um público muito específico, tecnologicamente mais conhecedor do que a maioria dos utilizadores e com grande tendência para serem early adopters. Para chegar à grande massa, que já está presente no Facebook e em menor escala no Twitter, a Google irá precisar mais do que convites para versões Beta da plataforma. Em suma, o Google+ irá precisar de algo capaz de o tornar apelativo ao utilizador comum das redes sociais. A sorte da Google é que já há muito tem essa ferramenta, sendo aliás o seu produto de maior sucesso (se exceptuarmos a pesquisa): o Gmail.

O serviço de e-mail da Google terá mais de 100 milhões de utilizadores em todo o Mundo e será certamente uma ferramenta essencial no crescimento e difusão do Google+. Mas 100 milhões são poucos para os objectivos do Google para o +. Para realmente ser uma experiência imersiva, que contempla todos os aspectos da vida online dos utilizadores (e-mail, rede social, pesquisa, vídeo, chat, VoIP), é preciso que a grande maioria dos utilizadores tenham perfis Google+. E a melhor forma de preparar a ofensiva Google+, quando daqui a uns meses se liberalizar a entrada (não que a barreira actual seja real, mas apenas percebida, o que também funciona a favor da Google), é garantir a expansão do Gmail.

Para isso o Google resolveu incentivar os seus utilizadores a convencerem os seus amigos que ainda utilizam endereços de e-mail antiquados, através de um site intitulado “E-mail Intervention” que aparece em destaque na área de login do Gmail.

O site basicamente apresenta um vídeo que explica como em 3 passos se pode criar o e-mail certo para convencer os nossos amigos a deixarem as suas contas de e-mail “fora de validade” e aderirem ao mundo maravilhoso do Gmail.

Tendo em conta esta ofensiva da Google, não se admirem de aqui a uns meses terem um conta Google+ apenas há distância de um click na barra de tarefas do Gmail. Fica aqui o vídeo a explicar o que é a “Email Intervention”:

One thought on “Google+: À conquista do Mundo uma conta de Gmail de cada vez

  1. Jorge

    com um serviço tão parecido com o facebook vai ser preciso mesmo algo de muito atractivo para forçar utilizadores menos “geek” a pegar nas malas e mudar-se para o google+ , só erros ou não evolução do facebook pode facilitar esta mudança, como aconteceu com o myspace que parou no tempo é acordou tarde demais em relação ao facebook.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s