Rácio de Interacção das 100 Maiores Páginas de Marcas no Facebook: Comparativo Portugal vs Mundo

Num dos últimos posts referi um estudo que indicava que a taxa de interação dos “fãs” de marca no Facebook era pouco mais de 1%. Como o estudo recorreu a dados públicos apresentados pelo próprio Facebook resolvi fazer uma pequena “investigação” para tentar verificar se este valor se confirmava. Para isso recolhi dados referentes às 100 páginas de marcas com mais seguidores a nível mundial e das 100 páginas portuguesas de marcas com mais seguidores*.

Os resultados indicaram valores superiores aos apontados no estudo referido, como podem ver abaixo, com as 100 maiores páginas de marcas a nível mundial a apresentarem um rácio de participação dos seus fãs de 2,83%, e as 100 maiores páginas de marcas portugueses um valor superior de 3,13%. No entanto em cada uma das amostras havia outliers, páginas com índices de interactividade muito superiores à média que influenciavam positivamente a média, pelo que procedi a uma análise para identificar essas páginas** e remover as mesmas da análise. Nesta segunda análise as médias baixaram significativamente cifrando-se nos 2.52% para as 100 maiores páginas de marcas a nível mundial, e nos 2.45% para as 100 maiores páginas de marcas a nível nacional. Ainda assim valores acima dos mencionados no estudo do Ehrenberg-Bass Institute.

Estes dados não significam que os apresentados pelo Ehrenber-Bass Institute estejam errados. Quer porque a amostra é diferente, quer porque aqui represento apenas um momento específico no tempo sendo que os dados fornecidos pelo Facebook variam de dia para dia. Mas não deixa de ser um exercício interessante de se fazer e de se acompanhar com o tempo.

* Por questões práticas seleccionei apenas marcas de consumo retirando da análise páginas de causas, celebridades, clubes desportivos e meios de comunicação ou programas televisivos.
** Para efeitos de identificação de outliers usei o teste de Chauvenet que me pareceu o método mais simples e prático para o efeito e para o tempo de que dispunha.

Anúncios

4 thoughts on “Rácio de Interacção das 100 Maiores Páginas de Marcas no Facebook: Comparativo Portugal vs Mundo

  1. Miguel Albano

    Bruno, tenho um pequeno issue com esta metodologia.

    O PTAT inclui também o relacionamento das marcas com fãs através de FB Ads, resultando nalguns casos (naqueles onde existem campanhas activas) em valores naturalmente acima da média.

    Foi essa a razão pela qual fizeste a comparação sem os outliers?

    Responder
    1. Bruno Ribeiro Post author

      Também. Algumas páginas apresentavam valores de PTAT muito acima da média (dois desvios padrões acima já se pode considerar outlier). Algumas pela próprio tipo de interactividade muito específico da página que não é replicável ou comparável, outras devido a campanhas em curso uma vez que uma análise à página demonstrava claramente que não eram os comentários, gostos ou partilhas que justificavam os valores apresentados.

      Uma das páginas nacionais apresentava um rácio de 38% quando o post mais com maior interacção dos últimos tempos não tem mais de 1,5% de “gostos” e comentários. O impacto destes “outliers” na média nacional é bem visível quando são retirados: passagem de 3,13% para 2.45%. Mas mesmo a análise sem outliers não é exaustiva porque ainda assim o desvio padrão para as páginas nacionais é de 1,90% (nas internacionais é de 1,23%).

      Responder
  2. Pingback: O Fascínio pelo Número de Fãs no Facebook | Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s