Quantos votos vale uma celebridade? O caso Oprah Winfrey

Dificilmente haverá hoje em dia alguma personalidade televisiva mais influente do que Oprah Winfrey. A apresentadora norte-americana tem o verdadeiro “toque de Midas”, uma vez que praticamente todas as marcas que recomenda se tornam sucessos quase instantâneos. O Efeito Oprah, como é designado, tem ajudado a vender livros, colants, pipocas e sabonetes, como comprova a Claus Porto, cujos sabonetes se tornaram um sucesso após serem recomendados por Oprah. A LAFCO, empresa que comercializa os sabonetes nos EUA, registou um aumento do volume de negócios em mais de 1 milhão de euros em 30 dias após surgirem no programa de Oprah.

Mas e quanto ao impacto político que uma celebridade como Oprah pode ter em termos políticos? Quanto valerá o apoio público da influente apresentadora para um candidato político? De acordo com um estudo realizado pela Kellogg School of Management e a universidade de Maryland, Oprah Winfrey terá valido cerca de 1 milhão de votos a Barack Obama durante as primárias do Partido Democrata em 2008.

Os autores do estudo analisaram o impacto que o apoio de Oprah terá valido a Obama, usando o número de assinantes da revista O, the Oprah Magazine como proxy para o nível da popularidade da apresentadora em cada estado analisado. Analisaram ainda os dados referentes às primárias democratas de 2004 em que Obama não teve o apoio de Oprah, no sentido de verificarem se o potencial efeito seria devido ao apoio da apresentadora ou se haveria outras variáveis – a possibilidade de haver sobreposição entre o público que gosta de Oprah e os eleitores de Obama na ausência da apoio – que influenciassem os resultados.

Controlando essas variáveis, os autores do estudo concluíram então que o apoio de Oprah terá valido 1 milhão de votos a Obama nos Estados analisados. Uma valor significativo sobretudo tendo em conta que nesses mesmos estados Obama bateu Hillary Clinton por menos de 280 mil votos. O caso de Oprah é muito específico não sendo facilmente replicável, nem sendo claro se o efeito se mantém com uma outra celebridade.

Embora seja expectável que o impacto do apoio seja diminuto não deixa de ser provável que um conjunto de eleitores indecisos sejam influenciáveis pelo apoio dado a um candidato por parte de uma celebridade que apreciam e respeitam. Os motivos que levam as pessoas a confiarem e a serem influenciados por celebridades prendem-se com o estatuto de autoridade que lhes é conferido, um estatuto que muitas vezes não é estanque e focado numa única área; o que é perfeitamente visível no caso de Oprah que é considerada uma autoridade em praticamente todos os assuntos pelos seus fãs.

Imagem: Oprah with Sen. Obama in Des Moines, IA by Joe Crimmings Photography

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s