Quanto Vale um Bife Premium?

Diz-se que uma imagem vale por mil palavras. Mas a verdade é que uma palavra pode valer muitos euros. Sobretudo se for uma palavra que confira valor subjectivo a um produto que permita aumentar o seu valor percebido junto dos clientes, como é o caso da palavra “premium”.

Um estudo da empresa Technomic em 2012 demonstrou que o uso da palavra “premium” para descrever uma variedade de carne levaria os clientes a estarem dispostos a pagar mais por esse produto, como podem ver no gráfico abaixo retirado do site BurgerBusiness:

Technomic-_premium-1

Os resultados demonstram uma maior sensibilidade por parte dos consumidores à palavra “premium”, apesar desta ser, de entre as opções apresentadas, aquela cujo significado é menos objectivamente definível. Enquanto que os restantes objectivos apresentam um atributo específico e objectivo, a palavra “premium” remete para a interpretação do próprio cliente do conceito.

O que este exemplo demonstra é que mais do aquilo que se pretende dizer, o que mais importa é a interpretação que é feita pelo consumidor.

One thought on “Quanto Vale um Bife Premium?

  1. Gustavo Mendes

    Bruno, gostei do post, aliás como já é habitual! e já lá diz o “provérbio”: you change the name, you change the game😉 falando a sério, estes estudos são imporantes porque acrescentam valor e clareza ao processo de construção do naming dos produtos.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s