O que faz um vídeo tornar-se viral?

A viralidade de um vídeo é o “santo graal” publicitário do marketing digital. Como conseguir essa fórmula mágica que transforme um simples vídeo num fenómeno de audiências? Há quem afirme ser capaz de produzir vídeos virais, confundido o conceito de “viral”, mas a verdade é que não existe um modelo exacto de o conseguir.

Um novo estudo publicado na revista “Computers in Human Behavior” procura descobrir mais algumas pistas, nomeadamente quais as qualidades que levam um vídeo a tornar-se num fenómeno mundial e ser visto por milhões de espectadores. Com base nos estudos realizados, os investigadores propõem uma hierarquia de estimulação afectiva que indicam que os vídeos que elicitam uma reacção emocional positiva (alegria, humor) são aqueles que mais compelem os utilizadores a partilhá-los.

Os vídeos que indiciem sentimentos de alerta e perigo são aqueles que surgem em segundo lugar nestes “ranking” de probabilidade de partilha, com os vídeos que criem sentimentos negativos (tais como fúria, revolta ou desgosto) a surgirem em terceiro lugar. No entanto, estes vídeos de valência negativa têm maiores probabilidades de serem partilhados do que vídeos neutros, que não elicitem uma grande carga emocional.

Não é de todo surpreendente que os vídeos com maior carga emocional sejam aqueles que originem um maior número de partilhas. Grande parte das nossas interacções sociais são precisamente isso: um processo de partilha de estados/experiências emocionais. Qualquer análise aos vídeos mais partilhados no Youtube chegaria a essa conclusão. O interessante neste artigo é precisamente a tentativa de hierarquizar as emoções mais “partilháveis” online com base num estudo empírico. Mais interessante seria ainda manipular o estado emocional dos sujeitos para perceber de que forma isso influencia o seu comportamento de partilha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s