Apostar no Erro

dice another day

Cerca de 80% de todos os novos produtos lançados anualmente acabam por se revelar fiascos. Seja pela qualidade do próprio produto, pela sua usabilidade ou pela forma como é comunicado, a verdade é que 80% é uma percentagem assustadora e que demonstra que, se houvesse uma bolsa de apostas, é mais seguro apostar no falhanço de um produto do que no seu eventual sucesso.

Grande parte, para não dizer a maioria, destes insucessos resumem-se à falta de compreensão do que realmente motiva os consumidores. Sejam produtos que não respondem a nenhuma necessidade, ou cuja comunicação é incapaz de captar a atenção do público, a verdade é que podemos resumir grande parte dos falhanços a essa incapacidade por parte de gestores, inventores, marketers, publicitários em compreender aquilo que faz os consumidores mexer e comprar.

Não é por falta de estudos de mercado e de opinião que os produtos falham. Quanto muito falham por maus estudos e más conclusões. Normalmente falham porque se fazem as perguntas erradas. Já tive a oportunidade de assistir – e em algumas fui interveniente directo – ao desenrolar de más decisões com base em estudos que utilizaram a metodologia errada, onde se fazia a pergunta errada e, sobretudo, dos quais se tiraram as conclusões erradas.

Com toda a evolução e inovação a que temos assistido nos últimos 30 anos, a verdade é que se continua a apostar em produtos sem realmente se saber se os consumidores têm algum interesse neles.

Imagem: dice another day by topher76

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