Debenhams: O Princípio do Contraste na Publicidade e Marketing

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No meio de toda a publicidade com que diariamente os consumidores são bombardeados, a dificuldade, do ponto de vista das marcas, é a de ser notado, de conseguir uma brecha que permita a um anúncio captar um pouco da atenção de um público desconfiado e dessa forma ser capaz de passar uma mensagem e, espera-se, consiga persuadir um cliente a adquirir um produto ou serviço. A originalidade ou diferenciação em certos atributos chave são as melhores formas de o conseguir, procurando fazer um contraste com a inúmero concorrência.

Um bom exemplo de campanhas que, pelo seu contraste, se diferenciam da concorrência são as já lendárias campanhas da Benetton. Outra empresa, também ligada ao vestuária que adopta a mesma táctica, é a Debenhams, que consegue diferenciar-se pelo contraste com a sua nova campanha para a qual escolheu modelos pouco usuais: pessoas amputadas, atletas paralímpicos, modelos com 70 anos ou com tamanhos acima dos normalmente aceitáveis para o mundo da moda.

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A empresa avançou com a apresentação de manequins em tamanhos grandes, que serão agora parte integrante das lojas da marca.

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Esta nova forma de comunicar da Debenhams sobressai claramente do que é são as tradicionais estratégias empregues pelas marcas de vestuário e moda. Este contraste torna a comunicação mais saliente junto dos consumidores e opinion makers permitindo que a marca receba mais atenção do que aquela que seria expectável numa campanha e postura tradicionais.

De acordo com a empresa, a escolha destes modelos deve-se à necessidade da cadeia de lojas se ligar com o consumidor, apresentando modelos fisicamente mais próximas do consumidor comum e abraçando a diversidade. Não duvido que essas sejam as reais motivações, ou pelo menos parte delas. Mas certamente que o destaque que esta opção deu à marca em termos de promoção nos media e junto de consumidores, pelo seu carácter contrastante, não terá deixado de ser parte da equação na tomada de decisão.

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