Personal Stylist via Instagram, Cortesia da Zappos

A capacidade de integração das actividades “digitais” nas plataformas de redes sociais com as actividades “analógicas” (leia-se fora da web) dos consumidores é um – ou deveria ser – dos principais objectivos das marcas. É nesta capacidade de integração ao longo de canais e de momentos de interacção, que reside o real valor destas plataformas para marcas e consumidores (nota: existem obviamente marcas, produtos ou serviços cujo relacionamento com o consumidor é mais abstracto, e como tal não beneficiam de igual forma desta integração, o que não quer dizer que não a possam fazer de outra forma).

Já aqui falei de alguns exemplos práticos envolvendo marcas como a Coca-Cola, a C&A ou Sydney Luna Park. Hoje trago mais um que vai além do “transporte” do “Like” para o mundo real, e que realmente traz um valor acrescentado para o consumidor: dicas de moda via Instagram da Zappos.

A ideia é simples: basta colocar uma “selfie” no Instagram com a hashtag #NEXTOOTD (Next Outfit Of The Day), para que um personal stylist da Zappos analise o perfil do utilizador neste rede fornecendo um conjunto de dicas de estilo. É aliás tão simples que leva a perguntar como é que isto não é já comum na indústria da moda.

Aquilo que a Zappos fez foi simplesmente analisar o comportamento dos consumidores online, e colocar a marca à disposição destes. Essa análise demonstrou dezenas de milhões de imagens no Instagram associadas à hashtag #OOTD (Outfit Of The Day), que basicamente consistem na exibição dos gostos de moda dos utilizadores.

Mas é importante salientar que a Zappos não se limitou a aproveitar a onda, como é normal fazer-se, promovendo produtos seus usando a hashtag. A empresa cria valor ao disponibilizar um serviço, gratuito, a potenciais clientes. Torna-se parte da cultura, não de uma forma artificial, mas de uma forma que a complementa e apoia. E se com isso, aumentar as vendas, tanto melhor.

 

Anúncios

One thought on “Personal Stylist via Instagram, Cortesia da Zappos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s