Acerca

Este blog terá como propósito principal servir como repositório dos meus pensamentos e opiniões relacionados com as áreas da psicologia social, marketing, publicidade e web 2.0. A psicologia social é a área de estudo da psicologia que mais similaridades possui com as ciências empresarias, havendo um enorme potencial de complementaridade entre estes dois campos do saber que, em minha opinião, não tem sido devidamente explorado.

Por outro lado, este blog visa preencher um vazio existente ao nível da web nacional (blogs e sites): a ausência de um local onde se fale de psicologia social! É também um dos meus objectivos ir apresentando estudos na área da psicologia social largamente desconhecido do grande público e que representam algumas das mais importantes descobertas alguma vez feitas relativamente ao ser humano.

Quem é o autor?

O autor deste blog dá pelo nome de Bruno Ribeiro, é licenciado em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Social da Política e da Economia. Actualmente trabalha com0 Técnico de Social Media Marketing & Internet Sales na Douro Azul, tendo anteriormente desempenhados as funções de Técnico de Recursos Humanos no Grupo Ibersol e de Técnico de Estudos de Mercado na Optimus Telecomunicações, SA.

Para além deste blog, foi editor dos já extintos PubADdict e Terceiro Anel. Foi também professor convidado (2010 e 2011) da Pós-Graduação em Web Marketing da Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, leccionando o módulo de Psicologia e Comportamento do Internauta. Em 2010 foi um dos organizadores da primeira edição do evento Upload Lisboa.

Porquê Dissonância Cognitiva?

O termo Dissonância Cognitiva foi cunhado em 1957 pelo psicólogo social Leon Festinger, e representa o sentimento de ansiedade e de tensão interna provocado pela existência de duas crenças opostas, ou quando o comportamento de uma pessoa se encontra em conflito com aquilo que são os seus valores e/ou atitudes.

A escolha deste termo para o nome deste blog prende-se com o facto da teoria da dissonância cognitiva ser um dos ramos de estudo da psicologia social que melhor se aplica à área do marketing.

facebook

twitter

linkedin

googleplus

 

One thought on “Acerca

  1. Pingback: Dissonância Cognitiva « Fabrício Santorini

Os comentários estão fechados.